Entre em contato: +55 (43) 3372-1111

BLOG

Bonitas e funcionais, assim são as matrizes Caxingui

A Fazenda Caxingui inova e adere à modalidade de comercialização de alta genética em sistema de shopping com preços fixos.

O Shopping Matrizes Caxingui acontece de 12 a 17 de junho. A oferta de 200 matrizes Nelore, além de pacotes de oócitos de doadoras renomadas, contempla uma forte demanda por fêmeas avaliadas com a condição de alta caracterização racial. Os lotes do evento resumem os conceitos de trabalho do selecionador Rubens Castro Junior. “Eu entrei para a atividade pecuária há 17 anos. O projeto com o gado PO começou em 2007 quando comprei o primeiro lote de gado puro do criador Garibaldi Adriano. Na sequência vieram 40 fêmeas Ipê Ouro e depois buscamos genética dos plantéis Quilombo, Lemgruber, J. Galera e Sabiá. Desde o começo contamos com as orientações do Dr. Arnaldo Machado Borges e agora temos o João Marcos na assessoria da seleção com o mesmo pensamento de fazer um trabalho voltado para a estrutura de carcaça, funcionalidade, fertilidade e fêmeas com habilidade materna sem descuidar do racial. Temos hoje um equilíbrio no número de fêmeas e há cerca de 5 anos apertamos ao máximo o rebanho para ficarem no plantel só fêmeas que provem suas qualidades superiores”, conta o criador.

Outro ponto importante que o criador destaca no modelo da Caxingui é o da sustentabilidade. O rebanho de seleção tem que gerar renda suficiente para pagar as despesas e dar lucro. O uso de ração e silagem é bastante restrito, sendo que na recria a campo é mantida a oferta de sal mineral e na desmama o gado recebe apenas um proteinado a 2%, ajustado ao peso vivo. Um animal de 200 quilos, por exemplo, come 400 gramas e assim por diante para que ele possa expressar o potencial genético dentro de condições naturais. Já na desmama eles são conduzidos até uma fazenda onde foi implantado o sistema de ILP (Integração Lavoura e Pecuária) e a medida propicia um ganho de peso para a época de junho a outubro, considerada o período de seca na região, um ganho de peso na faixa de 600 a 700 gramas ao dia para desmama e recria de machos e fêmeas PO, além das safras de soja e milho safrinha. “É uma forma de aproveitar ao máximo a capacidade de produção das áreas da fazenda. Com o sistema de integração conseguimos produzir grãos, silagem e nos residual dessa agricultura ainda vem o capim com alto valor nutricional. Assim damos uma oportunidade para o gado continuar comendo uma pastagem de qualidade superior na estiagem. Isso reflete de forma positiva nas fêmeas que pegam um peso bom para iniciar a estação de monta mais cedo e nos machos que podem ser colocados no mercado mais jovens. Com esse esforço, quando entram na faixa de 20 meses os tourinhos já estão chegando a um peso na faixa entre os 520 e 550 quilos”, diz Rubens. 


Rubens em selfie, com equipe Connect no plantio da safrinha do milho 

A mais recente oferta da genética Caxingui foi no Leilão Integração, de Araguaína, Tocantins. Sete criatórios ofertam 10 reprodutores cada. Os touros atingiram média de R$ 21.504,00 média, bem acima da média geral do remate que ficou em R$ 13.000,00. “O Nelore Caxingui é reconhecido por ser funcional e por preservar beleza racial. A seleção do Sr Rubens é um exemplo de como é possível aliar esses dois objetivos e ele não abre mão de ter um gado que dê ganho econômico e prazer de criar. Quando há um conjunto de virtudes como essas, o mercado responde positivamente. Prova disso foi a valorização dos touros Caxingui no remate de Araguaína”, reforça o diretor da Connect Leilões, Silvestre Marinho do Carmo. 

A leiloeira do Shopping Matrizes Caxingui é a Connect Leilões. O evento será transmitido pelo SBA e terá o suporte técnico de Carvalho Assessoria e Ipê Ouro.

A relação completa dos animais está disponível aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLg_B1H3jgUYA1CVx_zzJlgp0rS5KGZD5f

A confirmação de compras pode ser feita nos telefones:

43 – 99111 2929 – Silvestre

43 – 99958 0241 – Luide

65 – 99922 1793 – Paula

Mais informações: (43) 3372-1111