• 05 de Setembro, 2024

Estação de Monta- A chave para a produtividade

Preparação para Estação de monta é a chave para aumentar a produtividade dos rebanhos
 
Com a aproximação da estação de monta, especialistas recomendam cuidados essenciais, como a sincronização com a estação das chuvas, avaliação da condição das fêmeas e seleção de touros adequados para otimizar os resultados e melhorar a genética do rebanho



A estação de monta bovina é uma prática comum na pecuária, onde fêmeas em idade reprodutiva são expostas a touros, ou a inseminação artificial, no Brasil ela acontece de outubro a janeiro e pode variar de setembro a março, dependendo da região. Ela tem como objetivo concentrar os partos e, em sequência, as operações (desmama, vacinações, vermifugações, etc.).

Para obter resultados satisfatórios é necessária uma preparação prévia para o período de monta. Ela deve coincidir com o período do ano em que a sua região tenha maior disponibilidade de forragens de qualidade (estação de chuvas).

É necessária a avaliação da condição ginecológica das fêmeas. Além disso elas devem estar em boa condição corporal durante o período pré monta, para que durante a gestação e lactação elas tenham bezerros mais pesados e consigam se recuperar mais rápido.

Outra preparação importante é a escolha de touros que vão atender as necessidades do seu rebanho e cumprir com os objetivos traçados previamente. Em entrevista ao Giro do Boi o Zootecnista Antônio Carlos Sciamarelli salientou que para maximizar os resultados é importante escolher touros de qualidade e que correspondam ao perfil da produtivo da fazenda para o acasalamento.

Ele acrescenta que a identificação de pai e mãe nas fazendas comerciais ajuda a evitar futuras escolhas equivocadas, e investir em genética que vai agregar ao rebanho.